Vença o Sedentarismo

Imagem

 

O sedentarismo é um problema que aflige o mundo todo. O número de pessoas sedentárias é grande. Vou contar uma história para vocês:

Eu sempre fui magro e nunca liguei muito pra exercícios físicos e para uma alimentação saudável. Achava que pelo fato de ser magro poderia comer o que quiser e quanto quiser. Nos exames de rotina que fazia com o cardiologista, nunca tive problema de colesterol, glicemia e triglicerídios  Tudo isso sem nunca ter comido muita salada, frutas e ingerido muita água.

Até os 30 anos de idade tudo caminhava bem, até que ao completar 31 anos, me senti cansado em um percurso com subida e voltei ao cardiologista para fazer os exames de rotina. Qual não foi minha surpresa, os resultados deram todos alterados e o sinal de alerta apareceu forte em minha frente. Sabia que se continuasse sedentário e me alimentando inadequadamente, o problema só iria aumentar.

Então após esse dia, comecei a me disciplinar e a caminhar regularmente 3x por semana durante 30 minutos e depois fui aumentando para 40 minutos e 60 minutos (1 hora). Com relação a alimentação, comecei aos poucos a comer saladas, legumes e a beber água e isso começou a me fazer muito bem e no retorno ao cardiologista, o resultado dos exames voltaram a normalidade.

Mesmo assim, hoje continuo me alimentando de uma maneira muito melhor, alternando caminhada/corrida, bicicleta e pular corda na lista de minhas atividades físicas, além é claro de muita água e belas noites de sono.

O primeiro passo é sempre difícil, doloroso e preguiçoso, mas com disciplina e muita força de vontade você certamente vencerá o sedentarismo e passará a ser uma pessoa muito mais saudável e com alta qualidade de vida.

Grande abraço.

Alexandre Costa.

Deixe uma resposta

