Auto Crítica: Pegue leve com você mesmo e seja seu maior aliado e não seu maior inimigo

Imagem

Boa noite meus queridos leitores. Hoje pela primeira vez desde que criei o meu Blog, vou escrever fazendo uma própria auto crítica e, com certeza essa matéria vai ajudar muitas pessoas que se encontram na mesma situação.

Desde que me conheço por gente, desenvolvi um espírito de competição dentro de mim muito grande e, com o passar do tempo ele foi aumentando. Sempre fui uma pessoa muito dura comigo mesmo em todos os aspectos e, quando as coisas não se concretizavam da forma que eu esperava, eu virava meu maior inimigo e me crucificava.

Isso na grande maioria das vezes se tornou um problema, pois em momentos de lazer e descontração eu queria ser melhor que todos, por exemplo, em uma partida simples e descontraída de ping pong. Não me permitia errar e ser superado pelos amigos e, com isso ao invés de me divertir, ficava com um péssimo humor e acabava explodindo com as pessoas que, justamente estavam ali para passar um tempo prazeroso, aliviar o stress do dia-a-dia e etc.

Diante desse exemplo que citei do que ocorria, ou seja, o que era pra ser uma diversão acabava sendo uma briga árdua com os demais amigos e pior, comigo mesmo pois comecei a perceber que muitos amigos começaram a se afastar exatamente porque eu não me permitia aceitar brincadeiras, não me permitia ser humilde ao ponto de ser superado por alguém melhor, não me permitia me dar uma chance de ser meu melhor amigo.

Bom, com o tempo e com a ajuda de alguns amigos e familiares que permaneceram ao meu lado nestes momentos, mas não passando a mão na cabeça e sim, apontando meus erros e mostrando que, se eu continuasse a agir dessa maneira eu acabaria me destruindo, chegou um momento que eu precisava mudar minha forma de agir e, a pegar mais leve com as pessoas a minha volta e, principalmente comigo mesmo.

A vida em si só não é fácil, então por quê complicarmos ela justamente em momentos em que merecemos aliviar o stress e nos divertimos na companhia de pessoas que amamos e tanto prezamos (amigos e familiares)? É claro que uma mudança dessa não ocorre da noite para o dia, mas saber superar tudo isso e se tornar uma pessoa melhor socialmente é gratificante e agradeço a todas as pessoas que contribuíram para que isso fosse possível.

Hoje sei que ainda tenho muito o que melhorar nesses aspectos, mas aprendi a pegar mais leve comigo mesmo, saber aceitar as brincadeiras, não me cobrar tanto, não me criticar tanto e sim elevar minhas qualidades e ser meu maior aliado e amigo e não meu próprio inimigo.

Espero que a publicação dessa matéria ajude todas as demais pessoas que passam pela mesma dificuldade a se auto avaliar e, perceber que não somos perfeitos e, sempre vai existir alguém melhor do que nós em algum momento de nossas vidas. Quando isto acontecer, ao invés de querer provar que você é melhor, tente aprender com essa pessoa e elogie as qualidades dela, que com certeza você será admirado e respeitado também.

O grande segredo é aproveitar cada momento de lazer e descontração como se fosse o último ao redor de pessoas que te fazem se sentir bem, feliz e não existe dinheiro no mundo que pague sua própria paz de espírito e a cada novo dia começar sempre com um belo sorriso no rosto transmitindo coisas boas as demais pessoas.

Grandioso abraço.

Alexandre Costa.

Um comentário sobre “Auto Crítica: Pegue leve com você mesmo e seja seu maior aliado e não seu maior inimigo

Deixe uma resposta

