Redes Sociais: Use com moderação.

Imagem

Se eu afirmar aqui que estou usando com moderação o Facebook vou estar sendo muito hipócrita e falo sério. Não é brincadeira não, mas desde que eu criei o meu face não consigo ficar um dia sem acessar ele. É a febre das redes sociais que estão deixando a humanidade a cada novo dia mais dependente.

Atualmente o verbo “curtir” é o mais famoso de todos não é mesmo? Eu curto, tu curtes, ele curte, nós curtimos, vós curtis, eles curtem. Todo mundo curte alguma coisa hoje mesmo que seja uma bobagem. Esse verbo é o mais presente no vocabulário das crianças e adolescentes. Tudo isso porque hoje quem não estiver nas redes sociais está fadado a ficar excluído do mundo.

Qual a primeira coisa que te perguntam hoje? Você tem facebook? Não querem nem saber de outras coisas, o que realmente interessa é se você tem ou não tem. E se você por acaso não tiver, é deixado de lado porque não tem o que curtir com seus amigos.

Toda essa modernidade e tecnologia é muito bem vinda se soubermos usar com moderação e nos momentos certos, porém não é uma tarefa fácil. Podem perceber que algumas coisas tradicionais estão deixando de ter importância e não deveriam como: diálogo, passeios, diversão entre amigos e familiares, cuidado com seu corpo, sua mente, leitura, escrita e etc.

Hoje quando você sai e percebe que esquece o celular em casa é como se uma parte do seu corpo estivesse faltando, pois não é pelo fato de você ficar incomunicável e sim porque você não consegue ficar um dia sem acessar o WhatsApp, Facebook, Twitter, Skype e outros.

Falando dessa dependência em um contexto geral, ela não vem de hoje e sim desde quando inventaram a televisão e, as pessoas começaram a ficar mais dentro de casa grudados na frente da TV ao invés de ficarem na rua conversando com seus vizinhos e amigos. Os passeios que deixavam de realizar para assistir um programa, o almoço e o jantar com toda a família reunida a mesa para apreciar uma bela refeição e dialogar sem pressa.

Aí veio a era do vídeo game, onde as crianças e adolescentes preferiam ficar em casa a frente da TV se divertindo com um jogo ao invés da diversão coletiva com os amigos fosse jogando bola, andando de bicicleta ou soltando pipa.

Agora a febre das redes sociais somado ao famoso SMS fazem com que você passe quase todo o tempo do dia com seu celular cada vez mais moderno e repleto de novos recursos para manter você e as demais pessoas conectadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualmente essa é a maior preocupação de pais e mães na educação de seus filhos nos dias de hoje, pois a tecnologia está cada vez mais presente.

Não se deve banir tudo isso e sim, educar e evidenciar que toda essa tecnologia seja usada com moderação para que não se torne um vício, assim como acontece com o alcoolismo, drogas, sexo e etc. O uso moderado das redes sociais e das demais tecnologias são o desafio do futuro para que isso não se transforme em uma grande preocupação para toda a humanidade.

Fiquem a vontade para discutir esse tema.

Grande abraço.

Alexandre Costa.

Um comentário sobre “Redes Sociais: Use com moderação.

  1. Fer Braga disse:

    Nossa Ale, muito bom! A questão é exatamente essa, sabe usar! Fato é que as crianças estão nascendo com uma grande interação na tecnologia e com isso a evolução de tudo é muito mais rápida, claro que nos traz benefícios mas não podemos deixar de lado a afetividade, olho no olho e amizade sincera. Grande matéria hein. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s