Lições do Esporte para toda a Vida

Imagem

O esporte começou a mudar a minha vida quando por puro hobby eu e alguns amigos começamos a correr de kart quando eu tinha 19 anos de idade. Como eu sempre fui fã de automobilismo, achei que seria fácil correr por 30 minutos, ter um bom desempenho e ao final da corrida estar com o físico inteiro.

Mas eu estava totalmente enganado, ou seja, na primeira vez que fomos correr de kart, logo nas primeiras voltas eu senti um desconforto tremendo em minhas costas e os braços completamente duros tamanha força para manter o kart na pista. Ao término dos 30 minutos de corrida e ter ficado em último tendo tomado 1 volta do vencedor, quando parei o kart não sentia minhas pernas. Somente após 5 minutos consegui me levantar com certa dificuldade e nos três dias seguintes parecia que eu tinha levado uma surra, tamanho desconforto e a falta de uma preparação física mesmo para uma diversão com os amigos.

A partir daí, comecei a me informar como os pilotos profissionais mantinham o corpo preparado para aguentar todo um esforço exigido pelo automobilismo. Notei que a base de tudo era desenvolver o sistema cardiovascular, dando ênfase aos exercícios aeróbicos para se ganhar resistência física, aumentando assim o fluxo de oxigênio no cérebro, além é claro de fortalecer os braços para essa parte do corpo estar preparada para o esforço exigido durante uma corrida.

Depois de passar por um cardiologista, comecei a fazer caminhada todos os dias após o trabalho e a pular corda nos finais de semana. A parte de desenvolver os braços, comprei 2 halteres de 4 kilos e comecei a fazer uma sequência de exercícios que vi na Internet e treinei arduamente para a próxima corrida de kart.

No dia da corrida, não esqueci também dos alongamentos, e o resultado apareceu após toda uma rotina de treinamento, ou seja, conquistei minha primeira pole e minha primeira vitória. Essa corrida foi especial, pois meu pai filmou e até hoje tenho a filmagem guardada em casa. Dediquei a vitória a minha mãe que infelizmente não pode estar presente.

Depois dessa experiência, a grande mudança que o esporte realizou em minha vida, foi o quanto aprendi que cuidar de nosso corpo e de nossa saúde são essenciais, ou seja, para qualquer atividade que formos realizar mesmo por diversão, o corpo tem que estar preparado para aguentar o esforço exigido, pois nosso corpo faz tanto por nós, fazendo com que a cada novo dia podemos desfrutar de coisas maravilhosas, então por que não fazer um pouco por ele não é mesmo? Assim como tomamos banho todos os dias, nos alimentamos, e etc, nosso corpo merece todo cuidado e atenção.

O fato de adicionarmos em nossa rotina a prática frequente de qualquer atividade física, a melhora de nosso condicionamento físico e de nossa saúde são totalmente perceptíveis.

Sou muito grato pelo esporte ter me dado essa visão e todo esse aprendizado, ou seja, que nosso corpo é único e somente nós podemos fazer algo por ele, então não deixe para começar amanhã a cuidar de seu corpo, pois a vida de cada um de nós vale e muito.

 

Deixe uma resposta

