O fim de uma era: Motores Aspirados V8 na F-1

Imagem

Em 1988 a F-1 encerrava a era dos motores turbos V6 na categoria, onde o piloto francês Alain Prost (foto acima) teve a honra de ser o último vencedor da era turbo na F-1 no GP da Austrália de 1988. Naquela temporada, a F-1 vivenciou um domínio assombroso da equipe Mclaren, a qual venceu 15 das 16 etapas disputadas, tamanho a superioridade do chassi impulsionado por um forte e potente motor Honda turbo V6.

Imagem

Em 2013, a F-1 chega ao final de uma nova era de motores, ou seja, os motores aspirados V8 serão aposentados e vão dar lugar aos V6 turbos sendo que, o piloto alemão Sebastian Vettel (foto acima) teve a honra de ser o último vencedor da era de motores aspirados no último GP Brasil. Coincidência ou não, a segunda metade da temporada 2013 foi completamente dominada por Vettel e sua equipe Red Bull. Outra coincidência é que tanto Prost quanto Vettel são tetracampeões da categoria.

Muito se fala sobre o que vai acontecer em 2014, pois além da mudança dos motores a F-1 vai sofrer também algumas mudanças aerodinâmicas, não tão radicais como ocorreu em 2009 mas não deixam de ser consideráveis, pois os carros vão ficar mais difíceis de pilotar. Arriscar qualquer palpite neste momento seria ilusão, pois ninguém sabe o que vai acontecer, ainda mais com relação aos pneus Pirelli que tanto foram alvo de reclamações de pilotos e equipes neste ano, com certeza a empresa italiana vai adotar uma abordagem mais conservadora para o próximo ano.

É esperar para ver o que acontece durante os primeiros treinos de pré-temporada marcados para o início de Janeiro no circuito espanhol de Jerez.

Grande abraço.

Alexandre Costa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s